quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Quero ser criança

Meu filho na ocasião com cinco anos perguntou-me: - Pai por que a gente cresce? – Eu queria ficar sempre criança. –Não queria crescer nunca! -Desconcertado dei-lhe uma explicação e aparentemente o convenci.

Hoje, num retrospecto, vivencio todo tempo destinado a ele, nas varias etapas de sua vida, a começar quando tinha meses.

Era uma época de noites mal dormidas. Ao primeiro choro ou balançar do berço, corria e dava-lhe toda atenção necessária. –Era a dor de ouvido, de dentes ou de levá-lo a dar uma volta de carro no quarteirão, para que pegasse no sono novamente. -Gastava tempo com idas ao Pediatra, Pronto Socorro, Postos de Vacina e tudo o mais.

E, nos fins de semana, que gostoso! – Os passeios ao Parque do Ibirapuera, ao Play Center, a praia etc.

Enfim gastava todo tempo necessário para o seu bem estar.

Cresceu e os gastos, nem lembrar! –Dobraram! - Antes, a escolinha maternal, as roupas, - tudo mais barato. Hoje, faculdades caras, - já que as públicas são para alguns-, e nas particulares, o custo - beneficio duvidoso, - formam jovens a torno e direito, sem realmente saber o que o mercado de trabalho precisa. -Então, formados, vão ganhar uma merreca*, e penso comigo: - antes tivesse aplicado o dinheiro da mensalidade num imóvel, pois hoje ao sair da faculdade com o que ganham não conseguirão paga-lo.

Antes, era a bicicleta, o pião, uma pipa, e hoje, o carro, a gasolina o seguro, além das roupas de grife! E o celular! - que nunca atende quando ligo!

-E a tranqüilidade? - Nos fins de semana, enquanto não ouvir o barulho do carro, retornando da balada, como dormir sossegado?

Quanto tempo e dinheiro gasto e sinto-me feliz com isto.

Mas dia destes, precisando de um pouco do seu tempo, pedi que explicasse algo sobre o computador! Mas, qual o que! Disse-me: - entra numa escola de informática, pois estou com pressa: - insisti, e na verdade precisava conversar com alguém só um pouquinho: - de pronto respondeu: - O coroa, ta ligado? –preciso encontrar a minha garota: - Estou com pouco tempo. -Baixei a cabeça, e sorrindo comigo mesmo, lembrei do ditado de que: “filho criado, trabalho dobrado”.

Conformado, num misto de alegria e tristeza deu vontade de perguntar a ele? –Filho por que você cresceu? –Por que não continuou criança?

Brownsugar

*merreca, giria=pouco dinheiro