quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Ser pai

Como faço diariamente, tomei o ônibus na Praça da Republica, centro de São Paulo, com destino ao meu trabalho. Dentro, rolava um papo sobre o noticiário do dia anterior, que novamente, denunciava o consumo de drogas, no chamado “quadrilátero” da boca do lixo, mais conhecido por crackdromo.

As opiniões eram as mais variadas, e vez ou outra, de tão acaloradas, chegavam à beira da discussão. Uma delas, dizia, que o problema era antigo, pois há mais de 30 anos isso acontecia naquela região! –Nada se fazendo para sana-lo.

Outra dizia que já estava na segunda ou terceira geração de meninos de rua, ou seja, o menino de rua virou pai, e seu filho também já consumia drogas.
E ainda, que tudo, não passava de interesses comerciais do PCC*, e traficantes! -afinal, por trás, rolava muita grana!


E assim por diante, ouvia a todos , tirando minhas conclusões. Continuava quieto no meu canto, ouvindo calado e refletindo.
Com algumas opiniões concordava, noutras, achava um pouco de exagero. Fiquei triste, porque também tenho filhos, e, como todo pai, rezo para que não se envolvam com drogas, livrando-os da viagem maldita, cujas paradas são: hospício, prisão ou cemitério.

Na esquinas, da Avenida São João com Av. Duque de Caxias, subiu um senhor, sentou-se a meu lado, e assustado, ouvia tudo. Temeroso em dar uma opinião, fazia como eu, limitando-se a ouvir, e balançar a cabeça, ora concordando ou não.

Mais à vontade, começamos a conversar, dizendo, que um daqueles viciados do vídeo, era seu filho, um jovem de 20 anos! -Não sabendo mais o que fazer para tirá-lo daquela vida degradante e miserável! -Já fizera de tudo! -Procurando clinicas especializadas, assistentes sociais, autoridades ligadas ao assunto, mas sentia-se impotente, pois nada conseguira.

Confortando-o, disse-lhe que era assim mesmo. Como pais, nossa vida era essa, levantar cedo, marmita sob o braço, atravessar a cidade em ônibus lotados, com destino ao trabalho! -Enfim, sacrificar-se e fazer tudo pelos filhos. Por sorte, alguns pais não tinham esse gravíssimo problema, e outros, ao contrário, conviviam com ele, tornando suas vidas, um inferno.

Disse-lhe chavões surrados: - a esperança é a última que morre, e; -o tempo é o melhor remédio para tudo, enfim, que devíamos aguardar e continuar na luta! – E que ao contrário dele, após sacrifícios, privando-me das boas coisas da vida, tinha realizado meu sonho, e dado um canudo*de professor de educação física ao meu, da mesma idade do seu.
Aquilo soou como um duro golpe, pois seu olhar brilhou, não sei se de alegria, ou de ódio! - Por lembrá-lo novamente da sua impotência com o seu.

Continuei dizendo, que meu filho também andava desiludido, pois, apesar do canudo*, procurava trabalho e nada conseguia na área, tendo de sujeitar-se a outra atividade.
Éramos, então, 2 pais, com problemas, cada um na sua proporção de gravidade.


De repente, aquele senhor, numa tirada de mestre, disse: -Poxa, meu irmão! -Tá aí, a solução!! -Por que o prefeito, governador ou seja lá quem comanda tudo, não junta nossos filhos, unindo o útil ao agradável.

De cara, não entendi ? -Mas aos poucos foi se soltando e explicando: -É fácil meu! -dizia ele: - Basta o prefeito pegar teu filho professor, arranjar um espaço na cidade, montar uma quadra esportiva, e então ele passa a orientar meu filho e outros em atividades esportivas! -Assim, à noite, não sobra tempo para usarem drogas, assaltar, e etc.

Disse-lhe: -Você tem razão meu irmão, mas não é tão simples assim; -afinal, tudo gira em torno de grana, licitações, concorrências, enfim uma burocracia danada! -que a gente não “saca”* nada: - No que respondeu : - Mas os caras da economia dizem que só de imposto a gente deixa quase 40% de grana em tudo que compramos! -Ficando para o governo gerenciar! –É : - Aí reside o problema! -Pois todo esse dinheiro já está comprometido com outros “programas”, supostamente mais importantes! -Noutras “mutretas”! -Nada sobrando para a educação, esportes, e outras necessidades sociais, disse eu.

Nisto, tendo que descer no próximo ponto, num desabafo geral, gritou; -OLHA MEU! - A MELHOR POLITICA PARA O POBRE CONTINUA SENDO A DE SEMPRE! -A DO SEJA O QUE DEUS QUISER!!! -E eu brincando, retruquei: -É, pode ser, mas, o chefe lá em cima já está com o saco cheio.!!!!!
Desci no meu ponto, duplamente chateado: por meu filho frustrado e sem rumo profissional e pelo dele, que dias desses, fatalmente, iria virar manchete policial.


O que fazer ? -A luta é essa,! -Desigual! -É lôbo comendo lôbo! -e, como dizia aquele malandro da Praça Julio Mesquita:--Se jacaré marcar* bobeira vira bolsa de madame. Então, seja o que Deus quiser !!!!!!!!!!!!

*canudo=diploma universitário
*PCC-Primeiro Comando da Capital-Grupo de marginais que dentro das cadeias comanda o crime.
*saca, giria= entender, perceber
*marcar, gíria=perder tempo

Brownsugar