domingo, 27 de maio de 2007

BLUES ETILICOS

O Blues Etílicos é a banda mais importante de blues no Brasil. O grupo foi formado no Rio de Janeiro em 1985 por Flávio Guimarães (gaita e vocal), Cláudio Bedran (baixo), Otávio Rocha (guitarra), Paulo Batera (bateria) e Sérgio (guitarra).
No ano seguinte Otávio deixa a banda e vai para os EUA, mas o grupo continua se apresentando no circuito de bares cariocas. Naquela época haviam os lendários Circo Voador e Rádio Fluminense FM, que foram fundamentais para a divulgação de diversas bandas, entre elas o Blues Etílicos.


Gravaram uma fita demo com a música "Safra 63", que teve ótima aceitação na rádio, fazendo com que o nome da banda começasse a crescer. A formação estava com Rodolfo Rebuzi substituindo Otávio e o suiço Bernard Christian na bateria.

No final de 1986, Otávio volta dos EUA e assume a bateria, já que o suiço teve que retornar a seu país. Também passa pelos Etílicos o guitarrista norte-americano Derek Bosshart, que estava no Brasil e colocou um anúncio no jornal procurando músicos para tocar.Quando Derek deixou a banda, indicou o cantor e guitarrista Greg Wilson, também americano, para o seu lugar.

Nessa época, os proprietários da Satisfaction Discos, loja de discos raros e importados, resolveram patrocinar o primeiro LP da banda.

O auto-intitulado debut dos Blues Etílicos contava com Gil Eduardo (filho de Erasmo Carlos) na bateria e Otávio de volta à guitarra. Com a boa repercussão desse disco, eles são contratados pela gravadora Eldorado, lançando o segundo álbum, "Água Mineral".

Em 1989 participam do primeiro Festival Internacional de Blues em Ribeirão Preto, tocando ao lado de Buddy Guy, Albert Collins, Magic Slim e Junior Wells.
Com o amadurecimento partiram para a gravação de "San-Ho-Zay", o álbum mais próximo do blues tradicional já feito pela banda. Em seguida é lançado "4".
Em 1993 o produtor Tom Swift (AC/DC, Miles Davis e Rolling Stones) trabalhou no disco "Salamandra".
Em 1994, Gil Eduardo deixou a banda, sendo substituído por Pedro Strasser. Com essa formação gravam "Dente de Ouro", álbum que apresenta diversas experimentações rítmicas.

O próximo disco foi "Águas Barrentas" que é considerado pelos próprios integrantes banda como seu melhor disco.
Em 2003 foi lançado o nono disco, "A Cor do Universo".

Agora, em 2007, a banda volta com o 10° álbum, "Viva Muddy Waters", em comemoração aos 20 anos de carreira.
Assista o vídeo e ouça alguns sucessos antigos da Banda no Playlist.