quinta-feira, 24 de maio de 2007

COPA DA LIBERTADORES


Santos vira contra mexicanos e enfrenta Grêmio na semifinal

O poder de superação do Santos novamente foi fundamental para o time sair de um resultado adverso e conquistar uma vitória decisiva. Nesta quarta-feira, sob forte chuva que assolou a Vila Belmiro, a equipe da Baixada venceu o América-MEX por 2 a 1, de virada, com gols de Jonas e Rodrigo Souto. Como havia empatado o jogo de ida, no México, por 0 a 0, o time assegurou a classificação para enfrentar o Grêmio na semifinal da Copa Libertadores.

"Começamos muito bem, criamos oportunidades, mas sofremos o gol. Foi determinante a força que o treinador passou pra nós. Essa adversidade já tinha aparecido contra o Caracas. Quem quer disputar a final desse torneio tem de mostrar competência para brigar pelo titulo", comemorou o meia Zé Roberto.

Como citou o jogador, essa não foi a primeira vez na temporada que o Santos precisou se esforçar para virar um resultado. Pela segunda oportunidade consecutiva na competição, o time virou seu jogo na Vila Belmiro para avançar à fase seguinte. Nas oitavas-de-final, a equipe de Vanderlei Luxemburgo saiu perdendo para o Caracas-VEN por 2 a 0 e conseguiu inverter a situação ao vencer o confronto por 3 a 2.

Com o resultado desta noite, o Santos também conseguiu manter sua invencibilidade na atual edição da Libertadores. No total, foram dez vitórias e dois empates até aqui. Além disso, o time confirmou a hegemonia de brasileiros contra mexicanos no torneio. Nas sete disputas mata-matas realizadas entre representantes dos dois países na história da competição, os brasileiros avançaram em todas. Uma delas foi em 2003, quando o próprio clube praiano passou pelo Cruz Azul, também nas quartas-de-final.

Na partida desta quarta, o técnico Vanderlei Luxemburgo pôde contar com todos os seus titulares. Já o treinador Luis Fernando Tena levou ao Brasil apenas 14 jogadores e escalou uma equipe reserva. Isso porque seu time iniciará a decisão do Campeonato Mexicano nesta sexta-feira, contra o Pachuca, e o campeonato é tratado como prioridade pelo clube.

O jogo começou com o Santos imprimindo forte ritmo no ataque. No entanto, o time encontrou dificuldades para se aproximar da meta adversária graças à forte marcação do América. Aos 32min, após erro de passe de Jonas, os brasileiros cederam contra-ataque para a equipe rival, que não desperdiçou e saiu na frente com gol de Bilos. Depois disso, os visitantes seguraram a pressão e garantiram a vitória parcial até o intervalo.

No início da etapa final, o América recuou, o que dificultou bastante a armação dos anfitriões. Mas aos 20min, Jonas se redimiu e mostrou oportunismo dentro da área para empatar o jogo.

Após o gol, o Santos continuou pressionando e conseguiu marcar o segundo com Rodrigo Souto, seis minutos depois, em lance bastante comemorado pela torcida e por Pelé, que assistia à partida das tribunas. No fim, a equipe da Baixada foi pressionada, mas ainda assim teve bom desempenho na defesa para avançar na Libertadores.

Com a classificação, o time praiano irá reviver disputa que travou com o Grêmio no Campeonato Brasileiro de 2002. Na ocasião, o clube paulista venceu o jogo de ida, em casa, por 3 a 0, perdeu a partida de volta por 1 a 0, e se classificou para a final do Nacional.
Agora, o Santos volta as atenções para a disputa do Campeonato Brasileiro. Neste domingo, a equipe alvinegra vai atrás dos seus primeiros pontos na competição nacional contra o Atlético-PR, na Arena da Baixada, em Curitiba.
SANTOSFábio Costa; Alessandro (Pedrinho), Adaílton, Ávalos e Kléber; Rodrigo Souto, Maldonado, Cléber Santana (Marcelo) e Zé Roberto; Jonas (Dionísio) e Marcos AurélioTécnico: Vanderlei Luxemburgo


Grêmio vence nos pênaltis e está nas semifinais da Libertadores


O Grêmio deu mais uma demonstração de seu impressionante poder de reação, derrotou o Defensor, na noite fria desta quarta-feira, em Porto Alegre, e chegou às semifinais da Libertadores da América. Precisava vencer a time uruguaio ao menos por dois gols de diferença, para levar a decisão para os pênaltis, e foi o que aconteceu. Após o 2 a 0 no tempo regulamentar, empurrado por exatos 42.387 torcedores, fez 4 a 2 nas cobranças alternadas e segue vivo na competição sul-americana.