terça-feira, 15 de julho de 2008

Obama propõe um aumento de tropas no Afeganistão

O candidato democrata à presidencia de USA, Barack Obama, propôs que se faça um aumento de 10.000 soldados ao número de soldados no Afganistão. Em um artigo publicado no diário The New York Times, o senador de Illinois esboçou um plano de segurança nacional e defesa contra o terrorismo. “Não permitirei que nosso Exército, nossos recursos e nossa política exterior sigam sendo cativos de um errado desejo de manter bases permanentes no Iraque”, disse o candidato.

O senador confirma que, como presidente, sua prioridade na luta contra o terrorismo será a batalha que se trava no Afeganistão desde 2001. “ Introduzirei uma nova estratégia, começando por contribuir com as novas brigadas de combate e nosso esforços no Afeganistão”, explica.

Obama mantem intactas suas críticas à invasão do Iraque. “Opus-me à guerra do Iraque antes de começar e acabarei com ela quando for presidente”, promete o senador no artigo. “É essencial acabar com esta guerra para poder alcançar outros objetivos estratégicos, começando pelo Afeganistão e Paquistão, onde os talibãs estão ganhando força e Al Qaeda encontrou seu templo. O Iraque não é a frente principal da guerra contra o terrorismo, e nunca fora, comentou.

Por outro lado, o senador criticou a fachada da nova edição da revista semanal The New Yorker na qual o mostra com vestimenta islâmica, defronte a um retrato de Osama Bin Laden enquanto uma bandeira norte-americana arde na lareira. Sua esposa, Michelle, porta uma metralhadora a tira-colo. “Muitos eleitores a verão como algo de gosto ofensivo. E nós também veremos da mesma forma”, disse seu porta-voz, Bill Burton. A revista comentou que sua intenção era “satirizar” as injustas criticas lançadas contra Obama.
Fonte El Pais